sábado, 24 de maio de 2008

Almir

1958
Em pé: Carlos Aberto, Ortunho, Bellini, Écio, Orlando, Coronel
Sabará, Almir, Wilson Moreira, Rubens, Pinga


Almir: O Pernambuquinho

Nascido no dia 28 de outubro de 1937 em Recife/PE, Almir Morais de Albuquerque começou a jogar futebol profissionalmente, vestindo a camisa do Sport Clube Recife, em 1956, aos 19 anos. Foi rubro-negra a primeira camisa de Almir.
No início de 1957, agora com 20 anos, trocou a camisa rubro-negra pela cruzmaltina, tendo o seu atestado liberatório comprado pelo Clube de Regatas Vasco da Gama, onde permaneceu até 1960. Ali, no ano de 1958 conquistou o seu primeiro título estadual.
Foi com a camisa do Vasco da Gama que Almir começou a arrumar confusões dentro e fora de campo – mais dentro do que fora – permitindo aflorar uma antipatia dos companheiros jogadores dos times adversários e das torcidas. Passou a ser visto como marginal do futebol, pelas confusões que criava – se bem que sempre as enfrentou de frente, independente do tamanho ou da quantidade de adversários.



Há quem afirme que Almir foi o mais controvertido jogador profissional da sua época. O próprio Almir num relato exclusivo ao livro “Eu e o Futebol”, publicado em 1973 pelos editores da revista Placar, garantiu que se drogava antes e depois dos jogos e nas noitadas. Afirmou que não era o único que fazia isso – embora não tenha apontado mais ninguém – e que isso no meio futebolístico era rotineiro. Numa passagem do livro, Almir afirmou, com ares de orgulho e destemor: “Quebrei a perna do Hélio, do América. Briguei com o time inteiro do Bangu na decisão do Campeonato Carioca de 1966. Paralisei o Milan num jogo em que o Santos se sagrou bicampeão mundial: dei um chega-pra-lá no Amarildo e chutei a cabeça do goleiro Balzarini. Agredi jogadores de outros times, briguei com tantos que até perdi a conta. Eu fui um marginal do futebol.”
Por conta desse seu temperamento, Almir Morais de Albuquerque, no dia 6 de fevereiro de 1973, no Rio de Janeiro, foi assassinado com um tiro na nuca, quando estava num bar em Copacabana.
Mas Almir Albuquerque, também conhecido como “Pernambuquinho”, não era apenas um marginal. Jogador de enorme talento técnico, que tomava para si a responsabilidade de decidir títulos pelos times que jogava.
Em 1960 Almir Albuquerque foi contratado pelo Corinthians. Vestindo a camisa alvinegra paulista foi convocado para a seleção paulista de futebol em 1960, (que naquela época disputava o campeonato brasileiro de seleções) para atuar ao lado de verdadeiros gênios, num time que formava assim: Poy; Djalma Santos, Gildésio, Riberto e Vítor; Fernando Sátiro e Gonçalo; Julinho, Almir, Gino e Canhoteiro. No mesmo ano de 1960, Almir chegaria à seleção brasileira, formando no seguinte time: Gilmar; Djalma Santos, Belini, Geraldo Scotto e Vítor; Dino Sani e Chinesinho; Julinho, Almir, Delém e Roberto.




Nos anos de 1961 e 1962 Almir foi jogador contratado do Boca Juniors, da Argentina, onde também criou alguns problemas e foi negociado no início de 1962 ao Genoa, da Itália. Do Genoa Almir foi contratado pelo Santos, defendendo as cores do alvinegro santista nos anos de 1963 e 1964. No time de Pelé, o Pernambuquinho esteve em excelente forma e ajudou a conquistar os título de bicampeão da Taça Brasil em 63 e 64; paulista em 1964; Libertadores em 1963 e, finalmente, mundial interclubes em 1963.
Em 1965 Almir refez as pazes com as cores rubro-negras e ingressou no Flamengo, onde permaneceu até 1967. Da Gávea, transferiu-se para Campos Sales, onde defendeu a camisa do América no ano de 1968.
O registro mais importante de Almir Albuquerque, defendendo a camisa corintiana, foi apelidado por cronistas e torcedores corintianos de “Pelé Branco”, tentativa medíocre de atingir Pelé, o único. Jogando 29 partidas pelo Corinthians, Almir, que não era um artilheiro nato, marcou apenas 5 gols. Participou de 13 vitórias, 7 empates e 9 derrotas.
Para aqueles torcedores dos clubes que Almir defendia no momento, o atacante era corajoso e destemido, mas, para os torcedores adversários, o Pernambuquinho não passava de um irresponsável, como demonstrara num jogo em que o Santos enfrentou o Milan da Itália, no Maracanã.




Diferentemente do que ocorre hoje, a decisão do Campeonato Mundial Interclubes de 1963 teve três jogos. O primeiro aconteceu em Milão e o Milan ganhou por 4 a 2. Almir não jogou. Quem jogou foi Pelé.
O Milan mandou a campo: Guezzi; David e Trebbi; Maldini (pai de Paolo Maldini), Pelagalli e Trapatoni; Mora, Lodetti, Altafini Mazola, Gianni Rivera e Amarildo. Ainda entraram em campo Barluzzi, Balzarini, Benitez, Dino Sani e Fortunato. O Santos jogou com: Gilmar; Lima, Mauro, Calvet e Dalmo; Zito e Mengálvio; Dorval, Coutinho, Pelé e Pepe. Nos dois últimos jogos, no Maracanã, entraram Ismael, Haroldo e Almir nas vagas dos contundidos Zito, Calvet e Pelé.
Nos jogos do Maracanã o Santos venceu o primeiro por 4 a 2. No terceiro e decisivo jogo o Santos venceu por 1 a 0, com Dalmo cobrando pênalti cavado por Almir, que, depois, em entrevistas, ele confirmou que não aconteceu e que o árbitro Juan Brozzi estaria na “gaveta”.
Defendendo o Flamengo, no período de 1965 a 1967, Almir realizou 73 partidas, conquistando 33 vitórias, 19 empates e sofrendo 21 derrotas. O Pernambuquinho marcou 21 gols e nunca foi campeão carioca pelo rubro-negro;




No Flamengo Almir também aprontou. Foi protagonista de uma batalha campal, em 1966, quando o time da Gávea perdeu o título estadual para uma magistral formação dos “Mulatinhos rosados”. Concluída a partida, os jogadores do Bangu se dirigiam para receber o troféu de campeão e, com ele, dar a famosa “volta Olímpica”. Almir interferiu e iniciou uma briga com Ladeira, tomou uns catiripapos de Ananias, chutou Ubirajara e levou uns socos de Ary Clemente.
Almir Albquerque, talvez um dos mais corajosos atacantes do futebol mundial em todos os tempos, fez fama como brigão e acabou assassinado sem esboçar qualquer reação. Tinha um irmão que também foi jogador profissional: Adilson, atacante, que defendeu inicialmente o Vasco da Gama.
Num clássico entre Vasco e Fluminense, com o Maracanã superlotado, Adilson foi protagonista de uma briga entre todos os jogadores e comissões técnicas, que chegou às arquibancadas. Naquele dia Adilson – sem motivos aparentes – agrediu Odair, que tinha vindo do Atlético Mineiro para defender as cores do Vasco da Gama, iniciando uma briga generalizada.
Adilson, garantem alguns, brigou muito mais pela má fama de Almir do que pela sua própria.

Títulos pelo Vasco da Gama

Campeão Carioca: 1958
Campão do Torneio Rio/São Paulo: 1958

Nenhum comentário: