sábado, 19 de julho de 2008

Campeão Libertadores 1998


No dia 26 de Agosto de 1998 o Vasco da Gama o Vasco derrotava o Barcelona de Guayaquil por 2 a 1, na casa do adversário, e conquistava, no ano do seu centenário, o título mais importante da sua história: a Taça Libertadores da América.

A campanha não deixou dúvidas quanto à competência do time comandado por Antônio Lopes e que contava com Carlos Germano, Mauro Galvão, Felipe, Juninho Pernambucano, Pedrinho, Ramon, Donizete e Luizão: em 14 jogos, foram sete vitórias, cinco empates e somente duas derrotas (ambas na primeira fase), com 17 gols marcados e oito sofridos.

Nos mata-matas rumo à final, o Vasco deixou para trás, sem nunca ter levado a decisão para os pênaltis, nada menos do que os três campeões anteriores da Libertadores: o Cruzeiro (campeão de 1997) nas oitavas, o Grêmio (campeão de 1995) nas quartas e o River Plate (campeão de 1996) nas semifinais.

A vaga na final, aliás, foi garantida de forma dramática. Precisando do empate, o Vasco começou perdendo para o River em pleno Monumental de Núñez. Conseguiu empatar aos 37 minutos do segundo tempo, num golaço de falta de Juninho Pernambucano, e ainda levou uma bola na trave nos minutos finais da partida.

A decisão foi contra o Barcelona de Guayaquil, do Equador. No primeiro jogo, no dia 12 de agosto, uma vitória por 2 a 0, em São Januário, gols de Donizete e Luizão. Na finalíssima, disputada no dia 26 de agosto, no campo do adversário (Estádio Monumental Isidro Romero Carbo), outra vitória, desta vez por 2 a 1, com gols de Luizão e Donizete.


A final

BARCELONA (EQU) 1 X 2 VASCO DA GAMA (RJ)
Data: 26.08.1998
Taça Libertadores da América / Final / Jogo de Volta).
Estádio: Monumental Isidro Romero Carbo Guayaquil (EQU).
Árbitro: Javier Castrilli (ARG), auxiliado por Claudio Rossi (ARG) e Jorge Rattalino (ARG). Árbitro Reserva: Claudio Martin (ARG).
Público: 85.000 (estimativa). Renda: Não divulgada.
BARCELONA: Cevallos; Gómez, Noriega (Aires 1' do 2º), Montanero, Quiñónez e George; Carabali, Morales e De Avila; Asencio e Delgado. Técnico: Ruben Insúa. Banco: Valencia, Montaño, Capurro, Yanes, Rosero e Rivera.
VASCO DA GAMA: Carlos Germano; Vágner, Odvan, Mauro Galvão e Felipe; Luizinho (Vítor 43' do 2º), Nasa, Juninho e Pedrinho (Ramon 29' do 2º); Donizete e Luizão (Alex 37' do 2º) / Técnico: Antônio Lopes. Banco: 12-Márcio, 17-Nélson, 18-Válber e 21-Mauricinho.
Gols: Luizão 24/1º,Donizete 46/1º, De Avila 34/2º
Cartões Amarelos: De Avila, Gómez, Montanero, Carabali, Quiñónez e Delgado (Barcelona); Odvan, Juninho, Carlos Germano, Ramon e Felipe (Vasco).
Cartões Vermelhos: Donizete 48' do 2º (Vasco).
Observações: O Vasco sagrou-se campeão da Taça Libertadores da América 1998.


Fonte: www.netvasco.com.br

Nenhum comentário: