quinta-feira, 29 de maio de 2008

Torneio Rio/São Paulo 1958

1958


Há 50 anos o Vasco conquistava seu 1º Torneio Rio-São P

Há cinqüenta anos o Vasco conquistava pela primeira vez o Torneio Rio-São Paulo, ao golear impiedosamente a Portuguesa de Desportos por 5 a 1 no Pacaembu. Tradicional competição interestadual da época em que não havia ainda um campeonato nacional de clubes, o Rio-SP era o certame que abria a temporada brasileira. Depois de algumas experiências não muito bem sucedidas, somente naquela década ele obteve sucesso e alcançou sua maturidade, sendo um dos embriões do Campeonato Brasileiro. Sua importância dentro do panorama futebolístico era enorme, dando ao seu vencedor um status de melhor equipe do país.
Por isso tudo, seus participantes atuavam com força máxima e se empenhavam com todo vigor para levantar este troféu. Nem mesmo nos tempos do Expresso da Vitória, o Almirante havia conseguido vencê-lo. Foram três vice-campeonatos quase em seqüência: 1950, 1952 e 1953. Ainda em 1957, outra vez uma segunda colocação, atrás do Tricolor das Laranjeiras, primeiro time carioca a triunfar no Rio-SP. Mas a história em 58 foi diferente e o desempenho do time do técnico Gradim chegou a lembrar os áureos tempos do Expresso de Ademir e cia.
Depois de um tropeço logo na estréia diante do Palmeiras, o time reagiu e venceu seis jogos seguidos, com direito a um 6 a 1 no então campeão Fluminense e vitória sobre o Santos de Pelé pelo escore mínimo. No clássico contra o arqui-rival Flamengo, que era o único dos outros nove participantes que ainda brigava pela taça com o Vasco, o empate por um gol manteve os dois na liderança. Mas na rodada seguinte, o Gigante da Colina contou com a ajuda dos corintianos, que, ao derrubar os rubro-negros em São Paulo, deixaram o time de São Januário em confortável situação para seu compromisso diante da Lusa paulista, que não vinha bem das pernas.
Bastava o empate para o Vasco levantar o título, mas o que se viu no Pacaembu foi um passeio completo. Com menos de dez minutos de bola rolando, a equipe carioca já abria dois gols de dianteira. Ao término da primeira etapa, o jogo e o campeonato já estavam resolvidos: 3 a 0! E o que se viu no tempo final foi a disputa particular entre Almir e Vavá, artilheiro da competição, para ver quem marcaria mais gols na peleja. Nesta briga, o “Pernambuquinho” venceu. Placar final: Vasco da Gama 5 x 1 Portuguesa de Desportos
O Jornal dos Sports de 7 de abril de 1958 relatou o jogo da seguinte maneira:
"Os primeiros movimentos da partida deram logo a impressão de uma superioridade nítida do Vasco da Gama. E mal a Portuguesa havia firmado o pé no terreno num fechar de olhos, já havia levado dois gols. Foi uma verdadeira 'blitz'. E, mais uma vez, viu-se em grande destaque este garoto corajoso que é Almir.
Os dois primeiros gols tiveram participação efetiva do pernambucano. No gol inaugural, Almir achou Vavá que fuzilou o goleiro Carlos Alberto. No segundo tento, ele entrou como um raio à frente de Sabará após bom lançamento de Pinga. Em cinco minutos, o Vasco vencia por 2 x 0.
O terceiro gol marcado por Almir foi o mais bonito da peleja. O jovem de 18 anos driblou três defensores e o goleiro. E quando o último zagueiro da Lusa ficou sobre a linha do gol para tentar salvar, Almir apenas rolou a bola no canto esquerdo.
A Portuguesa marcou seu gol de honra por intermédio de Ocimar que encobriu o goleiro Barbosa. Neste momento, a peleja já estava liqüidada e o Vasco vencia por 4 x 0. Antes do apito final do juiz para a comemoração dos cruzlmatinos, o Vasco ainda marcou mais um gol através do melhor jogador da partida, o permabuncano Almir, que marcou três dos cinco gols do Vasco e ainda deu um passe com afeto para seu conterrâneo Vavá abrir o marcador."
No dia seguinte, 8 de abril de 1958, o mesmo veículo continuou a falar sobre o título vascaíno:
"Desde domingo, o Torneio Rio-São Paulo, tem novo campeão - e que campeão! Coube, este ano, ao Vasco da Gama levantar o título na brilhante campanha, só mesmo obscurecida por um único resultado negativo, justamente aquele que deu ao Palmeiras, um dos lanternas da tabela, a satisfação de alcançar, talvez, um de seus raros e honrosos triunfos no campeonato.
Campeão de nove batalhas arduamente cumpridas - sete vitórias, um empate e uma derrota acidental- eis como o Vasco se retrata com fidelidade na galeria dos campeões deste torneio que ascendem a oito, de 1950 a 1958.
Pela segunda vez consecutiva, um clube carioca interrompe a série quase dezena de vitórias paulistas, no afã de recuperar para o Rio de Janeiro a hegemonia do football nacional.
Ainda no 'onze' campeão, iremos encontrar os dois extremos do torneio: o mais velho e o mais novo dos cracks que a ele concorreram. Assim, o título de broto pertence ao 'pernambuquinho' Almir, e o de vovô continua em poder de Barbosa".

PORTUGUESA DE DESPORTOS (SP) 1 X 5 VASCO DA GAMA (RJ)
Data: 06/04/1958.
Local: Estádio do Pacaembu
Árbitro: Amílcar Ferreira.
Público: aprox. 15.000 pagantes.
Renda: CR$ 445.100,00.
Gols: Vavá 5'/1º, Almir 7'/1º, Almir 29'/1º, Vavá 4'/2º, Ocimar 40'/2º, Almir 41'/2º
PORTUGUESA DE DESPORTOS: Carlos Alberto, Mário Ferreira e Djalma Santos; Juths, Hermínio e Odorico; Hélio (Amaral), Ipojucan, Liminha (Alfeu), Ocimar e De Carlo (Servílio). VASCO DA GAMA: Barbosa, Dario (Ortunho) e Bellini (Viana); Écio, Orlando (Barbosinha) e Coronel; Sabará, Rubens, Almir, Vavá e Pinga.
Fonte: Alexandre Mesquita

Nenhum comentário: