sábado, 28 de junho de 2008

Roberto Costa

Roberto Costa

Por dois anos seguidos, o prêmio Bola de Ouro, concedido pela revista Placar ao melhor jogador do Campeonato Brasileiro, foi parar nas mãos de um goleiro. A honra, ainda inédita, coube a Roberto Costa, nos anos de 1983 e 1984.

O ex-goleiro foi premiado defendendo dois clubes diferentes. No primeiro ano, Roberto Costa jogou pelo Atlético-PR. Suas ótimas atuações o levaram, na temporada seguinte, a vestir a camisa do Vasco da Gama.

No entanto, apesar da glória pessoal, Roberto Costa não conseguiu ser campeão brasileiro em nenhuma das oportunidades. Com o rubro-negro paranaense chegou ao terceiro lugar, então melhor campanha do clube no Brasileiro. Pelo Vasco, o goleiro foi vice-campeão.

Na decisão, o time vascaíno perdeu para o Fluminense por 1 a 0, no primeiro jogo. Na partida decisiva, um empate por 0 a 0 deu o título ao clube tricolor. "Foi triste. Faltou este título", disse Roberto Costa de Foz do Iguaçu, onde mora atualmente.

Aos 51 anos, Roberto Costa ainda se mantém no futebol. Recentemente arriscou-se em Tocantins. O ex-goleiro foi técnico do Araguaína e, apesar de ter levado o time à semifinal do campeonato estadual, acabou demitido.

"Uns amigos que moram lá indicaram meu nome lá. Fui no início de janeiro. Fizemos um bom trabalho. Classifiquei o time para as semifinais. Mas houve uma desavença e um diretor não gostava de mim", contou.

Tocantins, porém, foi apenas uma rápida passagem na vida de Roberto Costa. O ex-goleiro já voltou para o Paraná e deve iniciar um trabalho no ABC de Foz do Iguaçu. Roberto Costa irá cuidar das categorias de base do clube.

"Estou investindo na carreira. Vou fazer um curso agora em julho", explicou. Mas, além da preparação teórica, Roberto Costa também conta com sua experiência no futebol, tanto dentro como fora de campo.

"Fui treinador de goleiro na Arábia Saudita e no Qatar. Trabalhei muito tempo fora, com o Paulo Campos, o Lori Sandri. Isso deu uma capacidade boa de trabalhar", disse o ex-goleiro.

No Santos

A carreira de Roberto Costa começou no Santos, em 1973. O goleiro teve uma rápida passagem pelo Criciúma, antes de chegar ao clube onde alcançaria pela primeira vez a consagração nacional. Em 1977, Roberto Costa foi contratado pelo Atlético-PR.

No time rubro-negro, após um período inicial de dificuldades, Roberto Costa foi fundamental na conquista do bicampeonato estadual em 1982 e 1983 - o Atlético-PR não conquistava o título desde 1970.

Mas o goleiro destacou-se nacionalmente durante a disputa do Campeonato Brasileiro. A equipe paranaense chegou ao terceiro lugar, eliminando o São Paulo, um dos favoritos do torneio na época, nas quartas-de-final.

No primeiro jogo, disputado em Curitiba, o Atlético-PR venceu o São Paulo por 2 a 1. Na partida de volta, no Morumbi, uma vitória simples classificaria a equipe paulista. Porém, após segurar forte pressão, os rubro-negros venceram por 1 a 0, gol de Assis.

"Foi um dos maiores jogos que eu fiz na minha carreira", relembrou Roberto Costa. "No primeiro tempo só deu São Paulo e só eu joguei da nossa equipe. Na segunda etapa o time se acertou e vencemos. Foi uma das minhas melhores partidas", disse.

Na semifinal, apesar de dois duelos apertados, o Atlético-PR acabou eliminado pelo Flamengo. No primeiro jogo, no Rio de Janeiro, o rubro-negro carioca venceu por 3 a 0. O time paranaense chegou a fazer 2 a 0 na volta, mas faltou um gol para a classificação.

Apesar de ter ficado fora da final, as atuações de Roberto Costa despertaram o interesse de vários times e o goleiro acabou acertando com o Vasco. Depois de uma briga acirrada com Acácio, o ex-jogador do Atlético-PR acabou assumindo a vaga de titular.

Com a equipe vascaína, Roberto Costa foi ainda mais longe no Brasileirão. Mas novamente não ficou com o título, que acabou com o Fluminense. "Eram as duas melhores equipes na época. Foram dois grandes jogos. O Vasco fez uma bela campanha", disse.

Curiosamente, na decisão daquele Campeonato Brasileiro, Roberto Costa enfrentou dois ex-companheiros de Atlético-PR. Também pela campanha no ano anterior, a dupla Washington e Assis agora estava no time rival.

"Aí eles tinham ido para o Fluminense", relembro o ex-goleiro. Um fato, porém, enche Roberto Costa de orgulho. "Mas nunca levei gol de nenhum deles. Só do Romerito", divertiu-se, lembrando do atacante paraguaio do time tricolor.

Apesar de lamentar não ter conquistado o título nacional nos dois anos, Roberto Costa teve uma compensação. "Foi gratificante a convocação para a seleção. O treinador era o Edu (Antunes). Fui convocado para três amistosos", contou.

Dos três jogos, Roberto Costa foi titular contra a Inglaterra, no Maracanã. Apesar de boa atuação, o Brasil acabou derrotado por 2 a 0 pelos ingleses. Antes dessa chance em 84, o ex-goleiro acabou perdendo outra convocação por um detalhe burocrático.

"Em 83 eu estava sendo observado para a seleção brasileira. Mas não fui chamado porque não tinha passaporte. Aí foi o Paulo Sérgio (ex-Botafogo)", disse.

Clubes

Santos (72 a 76)
Criciúma (76 a 77)
Atlético-PR (78 a 81, 82 a 83 e 86 a 87)
Coritiba (81)
Vasco (83 a 85)
Internacional (85)
América-SP (86)
Noroeste-SP (88)
Esportivo-MG (88)
Flamengo-MG (89)
Taguatinga-DF (89)
Caldense (90)



Títulos
Paranaense:82 e 83
Brasiliense: (89)

Nenhum comentário: