sábado, 14 de março de 2009

Valdir Appel

Crédito: www.miltonneves.blogspot.com

O Valdir Appel, ex-goleiro do Vasco da Gama entre 66 e 73, estava na reserva de Andrada quando do milésimo gol de Pelé, mora em Brusque (SC), onde nasceu e atua como empresário e vice-presidente do time da cidade. Iniciou carreira no Paysandú, de Brusque, profissionalizando-se em 1963. Emprestado ao América do Rio, em 1965, teve seu passe adquirido em 1966 pelo Clube de Regatas Vasco da Gama. Por lá ficou até 1972 e foi bi-campeão de aspirantes (1966-67) e campeão carioca (1970).

Vestiu outras camisas: Clube Atlético Carlos Renaux (Brusque), Palmeiras (Blumenau, SC), Sport Club do Recife (PE), Campo Grande Atlético Clube, Volta Redonda e Bonsucesso (RJ), América de Natal e Alecrim (RN), Ceub (DF), Goiânia, Atlético de Goiás e Rio Verde (GO) - este último no fim da carreira, em 1982. O loiro Valdir Appel acabou sendo considerado um goleiro sem sorte, porque em um jogo do Vasco da Gama contra o Bangu, válido pelo campeonato carioca, acabou marcando um gol contra. Ele tentou lançar a bola com as mãos, mas acabou fazendo o movimento errado e a jogou para dentro das próprias redes.

Nascido em 1° de maio de 1946, Valdir é casado com Rosélis Appel e tem um casal de filhos: Isadora e Eduardo. Hoje ele é supervisor-geral de vendas em Santa Catarina da multinacional Swedish Match do Brasil S/A, empresa que comercializa os fósforos Fiat lux e os isqueiros Cricket.

Colunista esportivo
Valdir enveredou-se também pelo caminho do colunismo esportivo, possuindo colunas no jornal "O Município", de sua cidade, Brusque, e na revista do www.futnet.com.br (Volta Redonda). Recentemente lançou o livro intitulado "Na Boca do Gol"!, onde conta os populares causos sobre jogadores das equipes que atuou, além de algumas de suas passagens quando estava pelos gramados. As informações são Luiz Otávio Coutinho, amigo de Appel.

Nenhum comentário: