sexta-feira, 13 de março de 2009

Evolução da camisa

Segue a história do uniforme vascaíno, que muitas vezes foi associada a ter a influência do River Plate . Não é verdade. A faixa no uniforme do Vasco remonta sua fundação e era inicialmente horizontal. Passou a ser diagonal na virada do século XIX para o século XX. Em 1901 a faixa já era diagonal, como mostra a figura abaixo retirada de um livro em homenagem aos 50 anos do clube: Quando o Vasco se fundiu ao Lusitânia e inaugurou sua divisão de futebol, em 26 de novembro de 1915, adotou a camisa totalmente preta com punhos brancos que a agremiação futebolística já utilizava acrescida da Cruz de Malta à altura do peito. Foi com tal uniforme o Vasco conquistou seus primeiros títulos e, por isso, ganhou o apelido de "camisas negras".
Domingos da Guia (de gorro), Rei (goleiro) e Russinho comandam a entrada dos "camisas negras" em São Januário, em 1934.

Em 16 de janeiro de 1938, o Vasco utilizou pela primeira vez em sua história a camisa branca com uma faixa diagonal preta. Foi num jogo contra o Bonsucesso pelo Campeonato Carioca em que saiu vencedor por 4 a 1. A novidade foi abandonada no mesmo dia e a camisa branca só foi reabilitada na década de 1940.

No decorrer da década de 1940, a camisa totalmente preta foi sendo gradualmente substituída pela versão com faixa diagonal idêntica à do remo. Fonte: http://www.sersuburbanocarioca.blogspot.com/

Um comentário:

DIGO disse...

Aew cara, muito bom seu blog, da uma passada no meu!?

Abraços
www.produckbr.tk