terça-feira, 28 de abril de 2009

Toninho Vanusa

Crédito: Revista Placar

Meia de razoável habilidade, jogava pelo lado esquerdo e os mais precipitados chegaram a dizer que o Verdão havia encontrado o sucessor de Ademir da Guia. Explica-se: quando chegou ao Palmeiras, em maio de 1974, Ademir da Guia ainda desfilava seu talento com a nossa camisa 10 mas, já aos 32 anos, não conseguia mais manter o mesmo ritmo de anos anteriores. Daí a necessidade para, desde então, se encontrar um substituto, e nada melhor que este fosse um garoto de apenas 18 anos, que teria tempo de sobra para aprender muito com o Divino.

Apesar de ter tido um bom começo, sagrando-se campeão paulista naquela temporada e fazendo parte do grupo que faturou o tricampeonato do Troféu Ramón de Carranza, Toninho Vanusa não era, nem de longe, o jogador que muitos esperavam. Lento em demasia, nada afeito à marcação e pouco apto ofensivamente falando, sua reconhecida habilidade se limitava à armação de jogadas. Isso, para um meia, seria o suficiente não fosse um pequeno detalhe: exatamente naquela época, o futebol começava a mudar e os enormes espaços de que desfrutávamos armadores diminuíam muito rapidamente. Era preciso mais do que apenas talento para se jogar futebol, e Vanusa não estava preparado para isso, pelo menos não em tão tenra idade.

Perdendo espaços dentro do grupo com cada vez mais freqüência, ele foi emprestado entre 1976 e 1979 a equipes como Náutico/PE, Goiás/GO.
Pelo Vasco da Gama em 1979, Toninho Vanusa não passou de um jogador mediano que distribuia bem as jogadas mas quando mas dele o time precisava, sua atuações deixavam a desejar.

Nome: Antônio José dos Santos
Data e Local de Nascimento: 26/05/1956, em São Paulo/SP
Posição: Meia

Fonte: www.pontoverde.com.br (parcial)

Nenhum comentário: