quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

São Januário


Estádio São Januário
São Januário é como é conhecido o estádio do Club de Regatas Vasco da Gama, inaugurado em 21 de Abril de 1927. Seu nome oficial é Estádio Vasco da Gama. Ficou conhecido como São Januário por ter parte dele na rua São Januário. É o maior estádio privado do Rio de Janeiro.
Nos primeiros anos do futebol no clube, o Vasco usou como estádio o campo do Andaraí, que depois se tornou campo do América, que numa permuta cedeu o terreno para construção do Shopping Iguatemi. Desde a ida para a primeira divisão, em 1923, a diretoria vascaína já traçava planos para a construção de um estádio próprio. Contudo, a idéia só foi levada mesmo a cabo após a criação da AMEA.
Um dos motivos argumentados para a não inclusão do Vasco na nova liga era a falta de um estádio próprio. Por este motivo, foi-se então dado o pontapé para a construção de São Januário. Começava ali uma campanha intensa de arrecadação de verbas.
Em pouco tempo foram arrecadados 685 contos e 895 mil-réis, o suficiente para a compra de uma grande área em São Cristóvão, de 65.445m². Feito isso, foram arrecados mais dois mil contos de réis, que puderam construir o estádio. Dinheiro arrecadado dos próprios vascaínos.
Dez meses depois, o Estádio era inaugurado, com a presença de Washington Luís. Até 1940, quando da inauguração do Pacaembu, o estádio era o maior do Brasil, e até 1950, na inauguração do Maracanã, era o maior do Rio de Janeiro.
No jogo inaugural, uma partida contra o Santos, potência paulista da época. O gol inaugural do estádio foi feito pelo santista Evangelhista, aos 14 minutos do primeiro tempo. O primeiro gol vascaíno foi marcado pelo jogador Galego.
Em março de 1928 foram inaugurados os refletores e a arquibancada atrás de um dos gols. O jogo foi contra o time uruguaio Wanderers. O Vasco venceu por 1 a 0, com um gol do ponta-esquerda Santana, em um chute direto do escanteio. Nesse momento que surgiu o gol olímpico, que recebeu esse nome em alusão ao fato de os uruguaios serem os caméões olímpicos da época
Também neste estádio foram jogados as finais da Libertadores de 1998 e da Copa do Brasil de 2005. Sendo palco inclusive da Copa do Mundo de 1950.
O Vasco da Gama manda seus jogos no Estádio São Januário. O clube utiliza o Maracanã raramente, geralmente só nos clássicos contra seus três rivais da cidade.
No dia 20 de Maio 2007, o atacante Romário marcou o seu milésimo gol, na partida entre Vasco da Gama e Sport Recife.
O maior artilheiro de São Januário é Roberto Dinamite, também maior artilheiro vascaíno, com 184 gols gols marcados no estádio.

3 comentários:

vascoascle disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
vascoascle disse...

lindo estádio

vascoascle disse...

amo o vasco