sábado, 27 de dezembro de 2008

Edmundo


No dia 10 de fevereiro de 1997 o futebol brasileiro ganhava uma genuína demonstração de talento de um dos seus craques. Com muita força, técnica e habilidade, Edmundo fazia seis gols num só jogo, na goleada do Vasco de 6 a 0 contra o União São João, pelo Campeonato Brasileiro de 1997, batendo o recorde na competição. O 11 de setembro daquele ano não sairá tão cedo da memória dos fãs do esporte e por isso O GLOBO ONLINE ouviu o protagonista daquele show. Feliz por recordar a incrível marca, Edmundo diz, em entrevista exclusiva, que os seis gols aconteceram de forma surpreendente.

- O que me marcou muito foi que eu não estava me sentindo bem naquele dia. Estava indisposto já na concentração. E quando marquei o terceiro gol e nós abrimos 3 a 0, pensei em pedir para sair, mas o Luisinho (volante do Vasco) me convenceu a ficar porque eu estava brigando pela artilharia. Ainda bem que fiquei e deu no que deu - lembrou Edmundo mostrando muita satisfação com a marca, que ele guarda com carinho.

- É, sem dúvida, como um título para mim, algo que ficou marcado e vou lembrar para sempre - emendou.

Para Edmundo, o colega que mais contribuiu para os seis gols foi Felipe (lateral-esquerdo). O craque não recebeu qualquer homenagem pelo feito, mas, mostrando a sua fase mais 'light' tanto na vida pessoal como na carreira, ele prefere não polemizar o fato.

- Não fico magoado com isso não - declarou ele, que ainda perdeu um pênalti, 'deixando' de marcar o sétimo gol.

O Brasileirão daquele ano não poderia ter acabado melhor para o Vasco. O time foi campeão e Edmundo foi o artilheiro, com 29 gols, recorde até então quebrado em 2004 por Washington, do Atlético-PR, que balançou as redes 34 vezes.

Dez anos depois, Edmundo curte a boa fase no Palmeiras, mas garante que a sua permanência no clube paulista ainda não está garantida. Ele não descarta a volta ao futebol carioca no ano que vem.

- Tudo pode acontecer, seja no Rio ou São Paulo, e já não penso tanto no fim da carreira - encerrou.

Releia o melhor do jogo na crônica de O GLOBO no dia 12 de setembro

Os jogadores ainda se colocavam em campo quando Edmundo começou a mostrar seu repertório. O atacante recebeu na intermediária, avançou sem marcação e chutou fraco. O goleiro Adinam resolveu colaborar e engoliu um frango logo aos 27 segundos de partida - foi o gol mais rápido deste campeonato até agora.

A goleada que se desenhou antes do primeiro minuto acabou demorando mais de uma hora para se concretizar. O Vasco se desinteressou pela partida e passou a jogar burocraticamente. Pedrinho perdeu gol feito aos oito e Edmundo poderia ter aumentado aos 25, mas chutou mal. O Vasco só não foi surpreendido porque faltou categoria ao time paulista.

O técnico Antônio Lopes não conseguiu motivar o time no intervalo. A equipe voltou lenta. Edmundo resolveu, então, decidir a sua maneira. Aos 23, ele marcou o segundo gol e desmantelou definitivamente o esquema do União São João. Aos 27 ele fez 3 a 0; aos 29 aumentou para quatro.

Tinha mais. Numa falha grotesca do goleiro Adinam, Edmundo fez seu quinto gol. O sexto poderia ter saído antes, mas o atacante perdeu um pênalti que ele mesmo sofrera - o atabalhoado Adinam defendeu. Aos 45, o fim do show particular de Edmundo. De perna direita ele marcou seu sexto gol e agora divide a artilharia do Campeonato com Christian, do Internacional, e Dodô, do São Paulo, todos com 11 gols.

FICHA TÉCNICA

VASCO 6 X 0 UNIÃO SÃO JOÃO

Competição: Campeonato Brasileiro - 1ª fase

Estádio: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 11/setembro/1997 (5ª-feira)
Hora: 20h30min

Árbitro: Cléver Assunção Gonçalves

Público: 1.313 pagantes.
Renda: R$ 14.390,00.

Cartões amarelos: César Prates, Edmundo, Luisinho, Felipe (VAS); Lisandro e Lica (USJ)
Cartão vermelho: Balu 27'/2ºT (USJ).

Gols: Edmundo 1'/1ºT, Edmundo 23'/2ºT, Edmundo 27'/2ºT, Edmundo 29'/2ºT, Edmundo 34'/2ºT e Edmundo 44'/2ºT (VAS).

VASCO: Márcio, César Prates, Alex, Mauro Galvão, Felipe, Luisinho (Odvan), Nasa (Fabrício Eduardo), Juninho Pernambucano (Mauricinho), Ramón, Edmundo e Pedrinho. Técnico: Antônio Lopes.

UNIÃO SÃO JOÃO: Adinam, Paulo Salles, Lica, Balu, Léo, Augusto, Ricardo Lima, Kelly (Vágner), Mazinho (Leonardo (Jefferson)), Itamar e Lizandro. Técnico: Basílio.

Fonte: www.netvasco.com.br

Nota: O Vasco da Gama naquele ano seria Campeão Brasileiro e Edmundo o Artilheiro do Campeonato com 29 gols

Nenhum comentário: