domingo, 31 de agosto de 2008

Moisés


Morreu no dia 26 de Agôsto, no Rio de Janeiro o ex-zagueiro Moisés Mathias de Andrade. Conhecido por ser um jogador de estilo viril e apelidado de "Xerife", o ex-jogador e treinador faleceu aos 60 anos, vítima de câncer pulmonar.

Nascido em 10 de janeiro de 1948 na cidade de Resende (RJ), Moisés iniciou a carreira no Bonsucesso e atuou também pelo Flamengo, Botafogo, Vasco, Corintians, Fluminense, Portuguesa e Bangu. Disputou uma partida pela seleção brasileira, o amistoso contra a União Soviética no dia 21 de junho de 1973, em Moscou (1 a 0 Brasil).

Como jogador, foi titular do Corinthians na histórica conquista do título paulista de 1977, que interrompeu um jejum de 22 anos do Alvinegro em São Paulo. Em nota no site oficial do clube, a diretoria corintiana lamenta a morte do ex-atleta, que disputou 122 jogos pela equipe de 1976 a 78, e oferece condolências aos familiares e amigos.

Considerado por muitos como um jogador violento, Moisés até alimentava essa fama.

- O zagueiro tem que ser respeitado. O atacante tem que saber que está sendo marcado duro, nunca deslealmente. A lei até permite que o jogador faça uma falta violenta. E mantenho a opinião de que zagueiro que se preza não pensa em (ganhar o Prêmio) Belfort Duarte. Seria muita falta de sorte receber o Belfort Duarte. Aí perderia a moral - afirmou, em tom irônico, em 1982, sobre a premiação entregue a atletas disciplinados.

Também alcançou destaque como treinador. Especialmente no comando do Bangu. Em 1985, levou a equipe carioca ao vice-campeonato brasileiro.

Apesar do estilo duro em campo, fora dele era conhecido pelo bom humor. Gostava muito de Carnaval e ajudou a fundar o "Bloco das Piranhas", no qual jogadores de futebol desfilavam vestidos de mulher por ruas da Zona Norte do Rio.


Nome: Moisés Matias de Andrade Nascimento: 30/11/1948, Resende-RJ

Período no Vasco: 1971 a 1975

Posição: Zagueiro

Zagueiro que se preza nao pode ganhar o Belfort Duarte. Assim falava Moisés, referindo-se ao prêmio dado a jogadores que passam dez anos sem serem expulsos de campo. Zagueiro duríssimo, não hesitava em apelar para a violência. Mas era bastante seguro e sabia jogar, tendo formado com Miguel ou Renê verdadeiras muralhas na defesa do Vasco. Certa vez, deslocado para a lateral esquerda numa final de turno contra o Flamengo em 1975, Moisés mostrou que também sabia apoiar, fazendo o gol da vitória por 1 a 0.


Fonte: Site Mauro Prais , Globo Esporte.com


Nenhum comentário: