domingo, 31 de agosto de 2008

Geovani


GEOVANI

Ex-meia do Vasco, nos anos 80, Geovani trabalhar e reside em duas cidades: Vitória e Vila Velha (ES). Geovani sofre de uma doença raríssima e é obrigado a andar com ajuda de muletas. "Eu me emocionei ao vê-lo. Ele sofreu e tem sofrido muito. Perdeu muito dinheiro por causa da doença. Acho que o pessoal do Vasco deveria ajudá-lo de alguma maneira. o Geovani está na história do clube e do futebol brasileiro", conta Ademilson de Abreu, fã e amigo de Geovani, que começou a carreira na Desportiva (ES) e chegou no clube de São Januário em 1983. Seus melhores anos de foram em 1987 e 1988

Habilidoso, ótimo lançador, excelente cobrador de pênaltis e faltas, Geovani foi um dos destaques da Seleção Brasileira nas Olimpíadas de Seul, em 1988. Na ocasião, o time dirigido por Carlos Alberto Silva conquistou a medalha de prata. O Brasil foi derrotado pela União Soviética, de virada, por 2 a 1.

Depois de ser bicampeão carioca pelo Vasco (1987/88), Geovani foi jogar no Bologna, da Itália, e no futebol da Alemanha, mas como estava em equipes modestas não conseguiu se destacar. Voltou ao Brasil, jogou mais alguns anos no Vasco e ainda na Desportiva (ES). Evangélico da Igreja Marnata, em Vitória, Espírito Santo, ele se candidatou a deputado estadual e foi o 16º colocado, com 19572 votos.

Jogos pela seleção

Geovani disputou 23 jogos pela seleção principal. Foram 10 vitórias, sete empates, seis derrotas e cinco gols marcados. Pela seleção olímpica, Geovani disputou 11 partidas: oito vitórias, dois empate, uma derrota e dois gols (números do livro "Seleção Brasileira 90 anos", de Antonio Carlos Napoleão e Roberto Assaf).

Doença, política, família...

Em 2006, Geovani foi acometido da enfermidade "Polioneuropatia" que o fez andar de cadeira de rodas por 11 meses. É uma doença que ataca os nervos e os músculos da perna. Já no final de 2007 recuperou parte de sua movimentação normal e passou a andar com o auxílio de muletas.

"Ele ainda precisa ser ajudado. Acho que um jogador como o Geovani não pode ser esquecido nunca. Alguns ex-companheiros poderiam dar uma força neste momento. Afinal, quantos carros importados o Geovani ajudou o Romário comprar com passes e lançamentos?", indaga Ademilson de Abreu.

O ex-jogador do Vasco, da seleção brasileira e do Bologna da Itália (em 1989) tem três filhos _sendo dois deles bons de bola_ e no governo de Paulo Hartung, governador do Espírito Santo, exercia em 2007 trabalho de assessor parlamentar, depois de não ter obtido êxito em sua reeleição como deputado estadual capixaba.

por Rogério Micheletti e Milton Neves

Fonte: http://desenvolvimento.miltonneves.com.br/QFL/Conteudo.aspx?ID=61175

Um comentário:

Unknown disse...

o nome da igreja é IGREJA CRISTÃ MARANATA...