segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Rafanelli

Nome completo: Ramón Roque Rafagnelli
Data de nascimento: 05 de março de 1921
Local de nascimento: Santa Fé, Argentina

Ramon Roque Rafagnelli, o Rafanelli, ex-zagueiro argentino revelado pelo River Plate que atuou no Vasco da Gama de 1943 a 1948, morreu no dia 6 de julho de 2001, deixando dois filhos e seis netos, e foi sepultado em Maricá, na Região dos Lagos.

Ele chegou ao Vasco da Gama aos 22 anos e no clube de São Januário conquistou vários títulos, entre eles: Cariocas de 45 e 47 e Sul-Americano de clubes, em 48.

Em 1949, Rafanelli transferiu-se para o Bangu, clube no qual jogou até 1953, ano que foi defender o Palmeiras. No alviverde de Palestra Itália, o beque argentino teve como companhia os grandes Jair da Rosa Pinto, Carlyle, Rodrigues e Waldemar Fiúme.

Antes de morrer, Rafanelli morava na Casa de repousos Docelar, em Niterói-RJ. No seu quartinho não tinha nem uma TV Colorado RQ, em branco e preto.

Fontes: Wikipedia, blog do Milton Neves

Um comentário:

Ricardo Antônio disse...

Grande Rafagnelli! Foi barrado na final de 1948 contra o River Plate. Dizem que o treinador Flávio Costa não sentiu confiança nele para enfrentar seu ex-clube... mandou o time a campo com Wilson em seu lugar (mas acabou entrando no segundo tempo). Li, não lembro onde, que ele fazia sucesso com as torcedoras vascaínas... Bom, mas aí já é outra história... rsrs. Abraço, Jorge!