domingo, 19 de julho de 2009

Valter Marciano, Belinni e Pinga



Em 1956, num campeonato disputadíssimo, o Vasco sagrou-se novamente campeão carioca. Belini,Vavá, Orlando, Valter e Pinga foram os principais condutores que levaram o Vasco a esta conquista.

Após o campeonato, numa edição de Manchete Esportiva, Nélson Rodrigues escreveu a crônica "O Javali do Vasco", aqui, em parte transcrita:

"... Na crônica passada, fiz elogio de toda equipe de São Januário. Fixei, porém, mais o conjunto do que os valores individuais. Hoje, ao voltar ao assunto, ocorre-me perguntar: - quem foi, dentre os 11 jogadores cruzmatinos, o craque decisivo? Eis um problema que justifica uma certa perplexidade. De uma maneira geral acha-se que a grande figura da equipe vascaína foi Válter. E justiça se lhe faça: - é um jogador extraordinário, que faz um futebol rápido, penetrante, objetido. Estou em que Martim Francisco pôs nos pés de Valter, a sorte de muitas batalhas. Mas eu vos digo: - se perguntassem a mim qual o craque mais representativo do Vasco, no campeonato de 56, eu indicaria outro nome. Sim, apontaria o nome e a figura de Belini. Objetará alguém que Valter, como jogador, tem mais recurso. Admito. Mas em futebol, nem tudo é técnica, nem tudo é tática. E a meu ver, o símbolo humano mais perfeito do Clube da Cruz de Malta, na jornada que passou, é Belini. Ele exprime todo o elan, toda a gana, toda a garra do seu time. Olhem, panoramicamente, o campeonato e vejam como, em todos os jogos do Vasco, o notável zagueiro foi sempre o mesmo. É o homem que vive os 90 minutos, de cada peleja, segundo a segundo. Para ele não existe pelada. Tanto faz jogar com o Arranca grama F.C., ou com o escrete húngaro. Ele não vê o adversário: - vê, sempre, o Vasco. Não se pode imaginar um jogador que se dedique mais a um jogo, que se entregue mais, que lute e se mate tanto. Plantado na defesa cruzmaltina ele se levanta como uma espécie de bastilha inexpugnável. E eu creio que um Vasco sem Belini já seria menos Vasco ou por outra: - seria um Vasco descaracterizado, um Vasco mutilado na sua flama e no seu tremendo apetite de vitória."

Fonte: http://www.fotolog.com.br/idolosdacolina

Nenhum comentário: