sábado, 30 de maio de 2009

Silva

Silva, o Averaldo Dantas da Silva, marcante ponta-esquerda do futebol alagoano e também do Vasco da Gama, nos anos 60,nasceu no dia 9 de maio de 1948 na bela capital alagoana. Silva deu seus primeiros passos no futebol jogando futebol na rua, ainda menino. Passou pelo Bebedourense e chegou ao CRB, onde teve chance na equipe profissional com o técnico Claudinho.

Em 1965, ele foi apontado como a maior revelação do futebol de Alagoas. Logo em seguida, foi cobiçado pelo Sport Club do Recife, mas continuol no time da Pajuçara.

O CRB só não teve como impedir a ida de Silva ao Vasco da Gama em 1967. O ponta chegou a viver bons dias no time de São Januário, principalmente com o técnico Gentil Cardoso.

Com a chegada de Paulinho de Almeida ao clube cruz-maltino, Silva perdeu espaço, foi parar no banco e logo depois se transferiu para o Olaria. Pelo time da Rua Bariri, Silva foi destaques em viagens do time ao exterior.

Silva só perdeu espaço no time carioca com a chegada de um velho conhecido: Paulinho de Almeida, ex-técnico do Vasco e que fora contratado para comandar o Olaria.

Embora fosse muito habilidoso, Silva não despertava admiração em Paulinho de Almeida. Por causa disso, o ponteiro se transferiu para o Sport de Recife, a mesma equipe que o cobiçou no início de carreira.

A passagem pelo time pernambucano não foi longa. Silva retornou ao futebol alagoano, onde defendeu o CSA, em 1971. Como o bom filho à casa torna, o atacante voltou ao CRB no ano seguinte. Foi campeão pelo alvi-rubro da Pajuçara em 1972, 1973, 1976, 1977, 1978 e 1979.

Silva costumava marcar muitos gols e era um especialista em cobranças de pênaltis. Mostrou isso principalmente quando jogou pelo CRB.

Nenhum comentário: